12/05/2017

ATENÇÃO AOS SINAIS NA PELE

Transcrição:

Guia para perceber se um sinal pode ser maligno
Por Vânia Marinho e Lusa

Conheça os cinco sinais que ajudam os especialistas - e que o podem ajudar a si – a detetar se um sinal na pele pode ser canceroso.

À medida que os anos vão passando e que a nossa pele também vai envelhecendo, começam a aparecer sinais de uma forma quase misteriosa.
Podem surgir em várias formas, cores e tamanhos, mas enquanto muitos são inofensivos, alguns podem não ser.

O cancro da pele é a segunda forma mais comum da doença em pessoas com menos de 50 anos. Os especialistas alertam que a percentagem de diagnósticos precoces podia ser muito mais alta.

O melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave, mas também um dos cancros mais tratáveis. Para conseguir perceber se um sinal é motivo de preocupação e deve ser visto por um médico há cinco sinais a que deve estar atento:

1. À assimetria do sinal, ou seja se o sinal tem uma forma irregular;

2. Aos limites do sinal. Se o sinal não é perfeitamente redondo e as suas margens são irregulares;

3. Às mudanças de cor. Se um sinal muda de cor ou tem uma cor diferente em algumas partes, deve pedir ao seu médico de família ou dermatologista que o analise;

4. Ao diâmetro. Qualquer aumento no tamanho do sinal, em particular se for de mais de seis milímetros, deve ser registado e analisado por um especialista;

5. Aos relevos. Se o sinal ficar com uma elevação irregular, deve pedir que o seu médico o analise para confirmar se está tudo bem.

Abaixo pode ver um pequeno vídeo com uma animação em inglês que destaca estes sinais:
[Vídeo]
https://youtu.be/Qww4riEyl2w

5 comentários:

A. João Soares disse...

Os cuidados com a saúde, mesmo que exijam atenção persistente, são um investimento que gera dividendos traduzidos em melhor saúde e felicidade. Divulgue as dicas que conhecer para bem dos seus familiares e amigos. A felicidade que damos aos outros reflecte-se na nossa.

Celle disse...

Estou me recupernado de uma cirurgia para retirada de um carcinoma basocelular, no nariz. É um cancer de pele porém, sem maiores preocupações pois não há perigo de metástase, é só localizado. Esteticamente para nós mulheres não é agradável. Graças a Deus a medicina avançou e fiz a cirurgia Micrográfica de Mohs, que não retira nem mais nem menos tecidos necessários. Estou livre do mal e acredito na recuperação da minha cicatriz com os cuidados que dispomos. Enfrentar a doença é necessário sem perda de tempo.

A. João Soares disse...

Desejo uma total e rápida recuperação. A sua saúde é muito importante para si, para a sua família e para aqueles que lhe têm amizade, pois deve haver muitas pessoas como eu que lhe desejam tudo de melhor e que sofrem ao saber que uma pessoa tão santa tem qualquer incómodo.
Deus não deixará de lhe restabelecer a saúde depressa, pois precisa de si para continuar a irradiar felicidade à sua volta. Beijinhos.

Celle disse...

Obrigada meu amigo, é mais que um irmão.
Sempre me comovo com suas palavras e, os "santos" estão no céu, quiz apenas deixar esperança aos que sofrem deste mal e se tratem como convém!
Obrigada!

A. João Soares disse...

Dar esperança aos que sofrem, amar os outros, procurar o bem da humanidade, é uma atitude muito exemplar que merece ser imitada por todos nós. A humanidade deve deixar-se da loucura das guerras e pensar em obter o melhor entendimento entre todos. Deve dar-se prioridade à honestidade e colocá-la acima da lealdade a mal intencionados, como aconteceu com um colaborador de Trump, que acabou por ser demitido, mas saiu de cabeça bem levantada.