08/05/2013

A nova geração...





... é o título de uma das últimas crónicas que Vasco Pulido Valente escreveu na sua coluna de Opinião na sequência da reunião partidária em Santa Maria da Feira. Foi no passado Domingo... e não vou reproduzi-la na íntegra.
Mas vale a pena registar alguns "apontamentos"...
.
O discurso inaugural do Dr.Seguro no Congresso do PS deu à coisa um tom de resignação e melancolia quase de fazer chorar. Muito bem vestidinho e penteadinho, imberbe e respeitoso, o dr.Seguro tem o ar inescapável de um eclesiástico de fresca data. Parece um padre novo, ainda ignorante dos pecados da congregação, mas com as lições do seminário na ponta da língua. Recitou aplicadamente uma longa homilia, com uma voz monocórdica e um ou outro acesso de exaltação, destinado a entusiasmar os crentes. Só que os crentes não se entusiasmaram; responderam sempre com indiferença e umas palmas fracas para não estragar a liturgia.
(...)
O dr. Seguro, como aliás Pedro Passos Coelho, pertence a uma raça que a pouco a pouco invadiu a política portuguesa e vai chegando agora aos lugares de comando. Educados pelas várias "juventudes" dos partidos, que os guardam misericordiosamente até aos 30 anos, seguem depois para os lugares subalternos: nos gabinetes dos ministros ou no parlamento e, com alguma sorte, acabam num instituto, numa fundação, numa empresa pública ou numa Secretaria de Estado sem importância. Pelo caminho conheceram (e, às vezes, serviram) as grandes personagens da seita e os "notáveis" da província. Pelos 40 anos já passaram pela direcção nacional, já têm uma facção, que os promove e apoia nas querelas da casa e já se tornaram intrigantes de primeiro plano. De Portugal  e do mundo não sabem e não querem saber nada.
Mas no partido gostam deles, tanto como eles gostam do partido, a que, de resto, se referem com expressões de amor e adulação, com que as beatas costumavam rezar aos santinhos da sua devoção e que envergonhariam qualquer adulto com um resto de vergonha na cara.
(...)
A ascenção destas criaturas, que andam hoje pelas centenas ou milhares, e que dominam a vida pública portuguesa, é um flagelo...
(...)
NOTA: 
Boa! Boa! Esta é a realidade nua e crua! E vamos ter de aturar isto?
José Morais da Silva

2 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Obrigado por teres aqui colocado este óptimo texto. Ele vem corroborar aquilo que consta do post Carreira política publicado em 8-o7-2012, que não teve contestação nem comentários discordantes.

Abraço
João

Luis disse...

Caríssimo João,
Parece que andam a dormir ou acomodados... Há que acordá-los!
Um abraço amigo e solidário.