14/04/2012

VOLUNTARIADO





O trabalho voluntário
Quando chegamos a  certa idade, homens e mulheres se aposentam e muitos deles mesmo saudáveis se sentem desanimados, queixosos, com uma vida ociosa e vazia.
Por que não mudar esta sensação?
Procure um trabalho voluntário.
As pessoas que desenvolvem um trabalho voluntário, não somente aposentados, jovens e adultos também, sentem-se bem consigo mesmas. Elas se sentem úteis, valorizadas, e correm menos risco de se entediarem. Entram em contato com uma realidade onde, apesar de todas as carências, descobrem riquezas gratificantes.
Mesmo que não disponha de muitas habilidades e nem de muito tempo sempre há como ajudar. Reserve uma hora por semana ou por mês e dedique-se a uma boa causa.
Todas as comunidades oferecem inúmeras oportunidades de doação.
Leia para os cegos, para as crianças até mesmo para doentes ou idosos.
Ajude um bazar de caridade, visite um asilo de velhos ou vá brincar com crianças de um orfanato. Qualquer coisa que faça não vai ajudar apenas o mundo, vai ajudar você também!
Todo mundo sai ganhando  mas, sempre sinto que sou eu que saio ganhando mais...

5 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Amiga Celle,

Este tema é u daqueles que definem a sua elevada personalidade cívica
Muitas pessoas não imaginam o prazer que se recebe da actividade generosa, voluntária, em favor de outros. A grande recompensa é a sensação de que se é útil à sociedade, ao mesmo tempo que se exerce uma actividade de que se gosta e que é da nossa escolha.
O tema é de grande interesse.

Fui «professor» voluntário, sem a mínima gratificação material, em três «universidades» para a terceira idade e tive muitos momentos de grande agrado apesar de ter de ocupar muito tempo a preparar as «lições» o que também servia de enriquecimento porque eram temas do meu agrado.
Cada voluntário contribui para a felicidade dos outros e enriquece a sua própria alegria de viver.
Amiga Celle e não podemos esquecer que a nossa actividade de bloguistas é uma acção voluntária para bem dos outros. E o nosso grande prazer resulta de ver os números aparecerem no contador de visitas. O Saúde e Alimentação, em Março teve uma média de 340 por dia, e o Sempre jovens teve 224 por dia. Para blogues discretos que não fazem publicidade nos outros, é interessante e gratificante.

Beijos
João

Luis disse...

Querida Amiga Celle,
Este post revela que é uma pessoa que se dedica aos outros solidarizando-se com os mais necessitados. Prova das suas belas qualidades que tem demonstrado frequentemente nos amigos contactos que tem mantido neste e noutros blogues em que colabora. Como diz o nosso bom amigo João esta actividade também acaba por ser um trabalho comunitário.
Que sirva de incentivo para quem o ler para se dedicar ao "próximo" em vez de se deixar cair no ócio!
Um abraço muito amigo e solidário.

Celle disse...

Queridos amigos!
Me sinto tão honrada com seus comentários, dois especialistas em solidariedade e amizade!
Recebe-los em nossa casa constitui um prazer e uma alegria imensa! Guardo com muito carinho e atenção suas palavras, seus ensinamentos, repletos de vivências. Nesta nossa convivência virtual tenho aprendido muito. Á voces minha gratidão!
celle

Celle disse...

João e Luis, mil desculpas! A casa é nossa, na pressa entendí e no entusiasmo me distraí, pensava estar no meu blog! Quando dei pela coisa ja havia publicado meu comentário!
Um beijão envergonhado
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Não tinha reparado em erro algum, pois um post constitui uma obra do seu autor, uma propriedade que ele pode «editar» e até eliminar. Mas vejo que a Celle considera o post não como uma casa mas apenas como uma sala da casa que, então será o blogue!!!

Esta troca de amabilidades fez lembrar o post aqui colocado há tempos Importância do ELOGIO de onde se deduz que o elogio, quando justo, a avaliação construtiva, são factores que incentivam as pessoas a ser mais perfeitas e a limar as arestas que ainda lhes dificultem a eficiência nas suas atitudes e acções.

Façamos voluntariado ajudando os outros a aperfeiçoarem-se e, com isso seremos também melhores.

Beijos
João