13/01/2012

O TESTAMENTO DO MENDIGO

O TESTAMENTO DO MENDIGO, assim se denomina este trabalho/poema que se pensa ser efectivamente da autoria de um mendigo

Simples na sua composição, sem preocupação de preciosismos de linguagem – que aqui pareceriam desapropriados - sem atender a desnecessários rigores de métrica, o poema, na singeleza da sua forma e na propositada ingenuidade dos seus versos, é rico na intencionalidade, afirmando uma singular postura na vida por parte de quem, não possuindo nada de seu, tem afinal tudo de que precisa para ser feliz.


3 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Amiga Fê,

Como co-administrador do blogue, reparei que teve dificuldade ou hesitação ao querer publicar este post. Ainda bem que conseguiu ultrapassar o problema.
A felicidade está ao nosso alcance, com mais ou menos brilho ou beleza, o que depende dos nossos olhos. São aqui referidas belezas de que os corações menos sensíveis não se apercebem. Isto dá muito valor ao post.

Perto de mim, em lugar por onde passo quase todos os dias mora um sem-abrigo. De tempos a tempos está ausente durante algumas semanas. Da primeira vez que fiquei preocupado com o que lhe poderia ter acontecido e ao vê-lo de novo tentei saber o que se passara com ele, mas pareceu não gostar da minha curiosidade e não mais o importunei. Depois soube que um abrigo de uma ISS o recolhera mas ele não gostou de ser cerceado da liberdade e voltou ao local. Isso tem-se repetido. Um contentor doméstico de lixo de dimensão acima do vulgar serve-lhe de arrecadação onde dependura o que não cabe no interior e tem próximo uma cozinha improvisada próximos das árvores da mata. Não pede esmola e por vezes vejo-o a escrever num bloco de papel.

Concluo que ele é feliz à sua maneira e não quer mudar para vida «melhor».

Com base nesta observação, compreendo muito bem este testamento do mendigo. A Humanidade é um jardim com flores e plantas de grande diversidade, e devemos procurar compreender e tolerar sem críticas nem acusações.

Beijos
João

Celle disse...

Fê, sensibiliza a gente a beleza e simplicidade de quem precisa de tão pouco para ser feliz!
Bom fim de semana
bjs
celle

Luis disse...

Minha Querida Amiga Fê,
A Felicidade é o melhor Bem que alguém pode querer doar!
Casos como o indicado pelo Amigo João
não são tão extraordinários como parecem pois há muitos "mendigos" que só assim vivem para ter mais liberdade.
Beijinhos amigos.