31/08/2010

VIDA E FUTEBOL

Publicado no CELLE ORNAMENTAL, sob o título: Familia Feliz.

A Alegria de poder dizer: Somos uma Família Feliz, não é presunção nem afetação, é a mais pura FELICIDADE!
Como qualquer outra família temos problemas, as mesmas dificuldades, as mesmas alegrias, as mesmas tristezas, tudo igual!
Estamos nos esforçando e aprendendo aceitar as adversidades naturais da vida, nos dando as mãos e nos ajudando, mutuamente, a união faz a força, a fim de superarmos separações temporárias e perdas definitivas e recentes, no seio da família.
Saúde, educação, trabalho, cultura, solidariedade, responsabilidade, fé e esperança são nossos objetivos e corremos atrás como meta a alcançar.
Igual uma Olimpíada jogamos para ganhar, nunca para humilhar ninguém, fiéis e leais ao adversário ou melhor, aos concorrentes.
Nos alegram as vitórias sim, mas nos interessam também as dos outros, nos estimulam e nos impulsionam, e unidos fazemos a vida girar alegre e prazeirosa!
Com as derrotas procuramos tirar lições de vida, aprendemos com as mesmas.
Temos quatro filhos, que são uma benção. Três mulheres e um homem.
Só nos proporcionam orgulho e alegrias.
Das filhas ganhamos os netinhos, são seis, todos homens, gostam de futebol e são torcedores convictos do Cruzeiro Esporte Clube, sendo apenas o avô Antonio, torcedor do Atlético Mineiro, um rival, convivendo sempre dentro de boa e respeitável camaradagem.
Na época da Copa do Mundo eu li: (interessante, não sei dizer a autoria nem me lembro onde...)
Gostaria, meus netos, que vocês vivessem como num bom jogo de futebol.
Que aprendessem a driblar as dificuldades, tristezas, e que matassem no peito as angústias que viessem a sentir.
Para a mentira e a falsidade mostrassem sempre um cartão amarelo.
E, para o medo mostrassem um cartão vermelho, porque é de coragem e bom senso que irão precisar.
Aqueles falsos amigos, aqueles traíras devem ser mandados para lateral e, caso sofram uma derrota, não se aflijam, que ela sirva de lição sem deixar revolta.
Tenham coragem e força, corram para o ataque, e assim, sigam em frente e na defesa, tenham calma e simplicidade para que não se machuquem.
Façam belíssimos gols, conquistem e comemorem verdadeiras amizades.
Jogar bem é uma necessidade para se sentirem realizados e se tornarem verdadeiros campeões, na vida.
Não se esqueçam das grandes jogadas de paz e amor, e assim com segurança comemorem muito!
Estaremos, na platéia da vida, torcendo para cada um fazer belíssimo gol, e assim sempre vencer!!!


Vai, Vinicius, vai Breninho, vai, vai...
Gooooooooooool;
Vai, vai Victor, Lucas, vai!
Chutou na traveee !!!...

Antonio Henrique vai, corre...
esqueça os peixes, solta a bola para o Arthur!

– Penalte, penalte, sobre o Arthur! ...
Vai cobrar o Arthur, chutoouuuu...
...Goooooooooooool!


45’ minutos do 2º tempo
-Fim de jogo...
Vitória do Bom Senso sobre o Imprudência!
e...
Até um próximo jogo...

Gestão empresarial activa

Há dias no post Desenvolver a economia era referida a necessidade de capacidade de gestão empresarial e a conveniente independência em relação a injecções de subsídios vindos do dinheiro público. Os balões de oxigénio a tentar suprir as incompetências de gestores, raramente servem de tónico, mas apenas de analgésicos viciantes que atrasam a falência, com avultadas dívidas aio Estado e outros credores.

Hoje o Jornal de Notícias traz a notícia de que Empresas portuguesas aproveitam crise para investir em Espanha, o que vem provar que existem gestores competentes, dinâmicos, atentos à evolução da conjuntura e do ambiente circundante e sabem aproveitar oportunidades de negócio que irão beneficiar a empresa, como geradora de serviços, de lucros, de benefícios para trabalhadores e famílias e para a sociedade em geral, por osmose e por eventuais acções de mecenato.

Portanto, o desenvolvimento da economia nacional depende do dinamismo das empresas privadas e da sua boa qualidade de gestão. Para isso, o melhor que o Estado pode fazer é criar condições e estímulos para boa formação profissional.

Imagem da Net.

VIDA

Imagem do blogue Natureza Lindaaaaa!



Finjo-me em teus braços velada
Na incoerência deste meu jeito de ser
E sorridente nego-me à frieza sepultada
Na redundância de quem não quer ver...

E passam os dias desatentadamente coloridos,
Como bandos de aves em tempo de emigrar,
Nas árvores elas têm seus fieis abrigos
E cantam à vida o que ainda ouso cantar.

Não peço essas asas, sinónimo de liberdade,
Porque nem com o tempo as saberia usar,
Convertem-me os pensamentos no nó da cumplicidade
Do amor que consigno e quero acreditar.


14/08/2010

30/08/2010

Cabelo difícil !

Esta é uma daquelas histórias verídicas que devem ser contadas, acreditem em mim!

Quando há cerca de três anos conheci o Fred Grech, ele era tão-somente o meu melhor professor de Inglês de sempre.
Na altura, estava a preparar-me para o meu último exame de Inglês.
Felizmente, e até porque temos muitíssimo em comum, até a idade… tornamo-nos amigos muito próximos.
Estar com ele é sempre uma alegria imensa, não há como não rir com ele.
Esta é uma das suas histórias. Simplesmente hilariante!

Andava o Fred muito incomodado, já há uma semana inteira, devido a um cabelo maroto que lhe entrava constantemente num olho, causando-lhe uma sensação muito desconfortável. Por mais que ele o tenha tentado localizar, o culpado não se deixava ver!
Como o malvado do cabelo não se mostrasse, e mesmo tendo o meu amigo até mudado de penteado, embora as suas opções fossem muito limitadas, uma vez que o seu cabelo é curto, o Fred, ainda assim, arriscou, primeiro abrindo risca à esquerda, depois levantando-o um pouco dos lados… mas nada.
Foi então que desesperado decidiu ir ao barbeiro.

O seu barbeiro fez um trabalho maravilhoso, embora ele tivesse esperado bastante tempo para ser atendido, pela simples razão de que o seu barbeiro não trabalha com o sistema de reserva prévia.
Quem como eu conhece bem o Fred, sabe que paciência não é propriamente a sua maior virtude,mas também sabe que ele se entretém com qualquer coisa.
Por exemplo, ele gosta de apreciar os “old geezers” (expressão muito usada por ele quando se refere aos menos jovens), especialmente a forma como estes, todos “empertigados”se sentam na cadeira, e assim como se fosse a coisa mais natural do mundo, se deixam cortar os pelos das suas narinas (^_^)! 
Durante estas esperas, ele normalmente enterra a cabeça numa revista ou num jornal e vai rindo o mais disfarçadamente possível, de tudo o que vê e vai ouvindo, embora às vezes não se contenha e ria
mesmo às gargalhadas, tendo então que apontar para a revista e atribuir as culpas ao artigo que está a ler!
Só o barbeiro sabe a verdade! Ambos já chegaram à conclusão que é muito mais eficiente e consideravelmente  mais barato do que o ir ao psicólogo (^_^)!
 Nesse dia ele deu uma boa gorjeta ao seu barbeiro. Quando saiu do salão, o seu cabelo estava perfeito, muito melhor do que todos os belos cabelos de qualquer modelo profissional. Assim se sentia! Todo peneirento!

Mal chegou a casa sentiu novamente algo a picar-lhe o mesmo olho… sentindo-se amaldiçoado e arrependido de ter gasto todo aquele dinheiro para nada, num corte de cabelo desnecessário, pegou  então no seu pequeno espelho de mão, o que usava sempre para pentear as sobrancelhas…e …. “gosh” “folks” “geeze” (^_^) Que vergonha (^_^)!
O “culpado” … estava mesmo ali! 
Um pelo ENORME das suas farfalhudas sobrancelhas! 

Para se certificar de que tudo estaria bem com a outra sobrancelha, verificou-a também. Para seu enorme espanto encontrou a sua primeira BRANCA…! “Ohmigosh" (^_^)!

Há mais de uma década que ele não via a sua cor natural de CABELO, mas ingenuamente nunca esperou ver os seus pelos das sobrancelhas brancos. Seria possível que os seus outros restantes pelos também estivessem brancos???
Fez logo ali uma inspecção minuciosa, mas não. AINDA não!!! Ufa!!!

Voltou ao rosto… e só então percebe que também não tinha pelos nas narinas (^_^)! 

Bem, amigos, só vos posso dizer que ele me prometeu que nunca mais se riria dos “old geezers” na barbearia, nem em mais parte alguma…. Até porque ele estava à beirinha de se tornar um também (^_^) !!!

Imagem da InterNet

28/08/2010

Quando o amor canta e encanta!

Desligue o som da Playlist.


Há juventude, há projecto, há amor, há esperança! Vale a pena acompanhar a Nataly e o Francisco. Parabéns pela foto e pelo álbum. Abraço. G (de Garrido).

Veja mais imagens AQUI

A belíssima cubana Nataly Tamargo e seu portuguezíssimo marido Francisco Presa, deram ontem mais um dos seus sublimes concertos, desta feita em Moledo do Minho, numa noite bem amena, sem vento e com cheiro a maresia.

26/08/2010

Animais sociáveis

Elaborado com imagens recebidas da amiga Lídia Sousa
O contraste com o post anterior realça mais o tema desenvolvido pela amiga Sãozita.

Dia dos Filhos abandonados




A minha revolta, vai para este mundo cão e insano, vai para quem paga hoteis de luxo para férias do seu bichinho de estimação ( gosto muito de animais, mas os exageros que vejo me revoltam ), vai para quem poderia ajudar, e algo fazer e não o faz! É triste, e apesar das palavras servirem para alertar, continuamos sem poder ir mais além, e a miséria continua, a pobreza aumenta em grande escala, o fosso entre os que tudo têm e os que nada têm é abismal!
Uns enriquecem com a exploração e a desgraça dos outros, por isso este mundo da "montra da vaidade", me revolta, e indigna-me! Esta é a triste realidade de um mundo injusto, materialista e desigual.
Este trabalho da amiga Marilú "Dia dos Filhos abandonados", é um grande alerta, todos nós precisamos de um abanão na alma e na consciência, talvez seja só mais um texto, mas precisamos alertar os que não vêm, os que viram a cara para o lado e fingem não ver, precisamos agitar consciências e assim sendo, contribuiremos para minorar algumas desgraças!

Sãozita

Dia dos Filhos abandonados

Temos várias data de comemoração,

Páscoa, dia das Mães, dia dos Pais,

dia das Crianças, Aniversário, Natal,

Ano Novo.

Perguntemos a essa criança, se ela

sabe o que é Páscoa?

Se ela sabe o que é Mãe?

Se ela sabe o que é Pai?

Dia das Crianças, o que é?

Quando ela faz Aniversário?

Ela nem ao menos sabe o dia que nasceu,

ela apenas achou-se no mundo.

O que ela quer ganhar de presente de Natal?

Natal ela sabe o que é....

É quando a cidade se ilumina, tem aquelas

luzes piscando, ela adormece embaixo de

uma árvore cheia de lampadinhas que

piscam.
Mas e o presente?

Ela fica olhando, parada, pensando...

Um prato com comida dentro,

para que ela não precise mais comer

restos do chão.

Um chinelinho para que seus pézinhos

não fiquem tão maltratados.

Uma roupinha para que possa

tirar esses trapos que a escondem.

Quando comemoramos o

Dia dos Filhos,

dos filhos Abandonados,

daqueles que nasceram em consequencia

de uma noite de bebedeira,

de drogas,

da irresponsabilidade,

de homens e mulheres,

para quem a vida já acabou.

Não seria suficiente um dia para

comemorar o dia dos filhos abandonados,

são milhares deles, jogados em

baixo de viadutos, vendidos a esmolares,

trocados por qualquer dinheiro.

Talvez os 365 dias do ano não

sejam suficientes para podermos

dedicar-lhes um dia.

Eles não precisam de um dia

para homenageá-los , eles precisam

de dignidade, de um lar,

de amor, para que tenham o direito de crescer

e serem pessoas de bem.

posted by Marilú in blog Devaneios

Amor com amor se paga!

Sorri à vida e ela te sorrirá!


Aguarela de Maryh K.

Proferir uma palavra que magoe leva apenas um segundo, mas curar a sua ferida leva muito tempo.
Escolhamos em consciência as palavras que pronunciamos.
M K Gandhi

Venham cá  com coração de criança.
Marie K.

Este é parte do texto que encontrarão no Blog passageredelavie, da amiga pintora Maryh K.

Esta amiga, que nos visita frequentemente, usou o tradutor para ler a história do amigo João. Sensibilizada pelo seu conteúdo e como pessoa absolutamente fabulosa que é, coração bom e imenso, decidiu fazer um link ao conto do amigo João Soares que, segundo ela ilustra na perfeição todo o seu post.

Pelo carinho revelado, pela imensa ternura e porque nós pagamos mesmo com amor, a todos os que vierem por bem e de coração aberto, fica aqui o agradecimento sincero à querida Marie.
Bem hajas amiga!




Novo link para a casa da Marie. Aconselho a visita.
oilandwatercolour

25/08/2010

Absolutamente !!! - para descontrair

Um amigo de longa data, a propósito de um post que divulguei põe e-mail, respondeu também por e-mail, que não comenta no blog porque não está absolutamente documentado sobre os factos. Fiquei baralhado porque não entendo o significado prárico, real, do advérbio de modo «absolutamente». Na minha imensa ignorância, não sei o significado prático de absoluto. Da mesmo forma, quando ouço falar de «ou zero ou infinito» sinto-me desorientado por não saber na realidade o que é uma coisa e outra. Tenho passado a vida entre estes dois limtes sem saber o que significam os extremos, principalmente o infinito.

Estava nestas cogitações quando me veio à memória uma conversa sobre o uso das palavras mais adequadas à circunstância. Ao procurar relatá-la procuro disfarçar uma palavra menos curial no vocabulário a que habituei os leitores, mas a brejeirice dá o condimento necessário à graça.

Um motoqueiro quando se dirigia à concentração anual em Faro, capital distrital do Algarve, parou numa estação de serviço para reabastecer a mota, tomar café e desentorpecer as pernas, quando se lhe dirigiu uma professora de português que na altura dava umas lições de bem dizer na televisão.

-Então qual é o destino da sua viagem?
-Venho de Lisboa e vou para Faro.
- Não deve dizer assim. Em bom português deve dizer vou a Faro. Diria a para Faro se fosse residir para lá, mas apenas vai lá passar o fim de semana. Por isso vai a Faro.
O rapaz ficou de boca aberta e olhar parado e ela, perante aquela imagem, perguntou:
-Compreendeu o que eu quis dizer?
-Compreendi muito bem. Eu apenas estou a pensar se a devo mandar à mrdea ou para a mrdea.

Imagem da Net.

24/08/2010

Caso Sakineh: a pressão está aumentando

Caros amigos,
Um número incrível de 33.317 pessoas fizeram doações para a nossa campanha de emergência pedindo justiça para Sakineh Ashtiani. Nós atingimos a nossa meta em apenas 12 horas após lançar a campanha e publicamos anúncios de página inteira nos jornais importantes no Brasil e na Turquia e em anúncios online. Os anúncios (à direita) mostram o Primeiro Ministro Erdogan e o Presidente Lula segurando a foto da Sakineh com o título: “A vida dela está nas suas mãos”.

23/08/2010

A atitude é tudo

Na vida temos que ter atitude.
O João era o tipo de homem que qualquer pessoa gostaria de conhecer.
Estava sempre de bom humor e tinha sempre qualquer coisa de positivo para dizer.
Se alguém lhe perguntasse como estava, a resposta seria logo:
- Cada dia melhor ... !!!
Era um gerente especial, os empregados seguiam-no de restaurante em restaurante, só por causa da sua atitude. Era um motivador nato: se um colaborador tinha um mau dia, o João dizia-lhe sempre para ver o lado positivo da situação.
Fiquei tão curioso com o seu estilo de vida. que um dia perguntei-lhe:
- João, como podes ser uma pessoa tão positiva em cada minuto? Como é que consegues isso?
Respondeu-me:
- Cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo: "João, hoje tens duas escolhas, podes ficar de bom humor ou de mau humor, e escolho ficar de bom humor. Cada vez que algo de mau acontece, posso escolher em fazer-me de vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido: escolho aprender algo. Sempre que alguém reclama, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida”.
- Certo, mas não é fácil - argumentei.
- É fácil, disse-me o João. A vida é feita de escolhas. Quando examinas as coisas a fundo, há sempre uma escolha. E cabe-te escolher como reagir às situações: escolhes como as pessoas afectarão o teu humor. É tua a escolha de como viver a tua vida.
Nunca mais me esqueci do que o João me disse, e lembrava-me sempre dele quando fazia uma escolha.
Anos mais tarde soube que o João cometera um erro, ao deixar, pela manhã, a porta de serviço aberta, foi surpreendido por assaltantes.
Dominado, enquanto tentava abrir o cofre, a mão, tremendo com o nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico, dispararam e atingiram-no.
Por sorte, foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.
Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta, ainda com fragmentos de balas alojadas no corpo.
Encontrei-o mais ou menos por acaso passado algum tempo, e quando lhe perguntei como estava, logo me respondeu com o seu habitual ar bem disposto:
- Óptimo, se melhorar estraga!
Contou-me o que tinha acontecido, e perguntou se queria ver as suas cicatrizes.
Recusei-me a ver os seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que lhe tinha passado pela cabeça na ocasião do assalto.
- A primeira coisa que pensei foi que devia ter trancado a porta das traseiras, respondeu:
- Então, deitado no chão, ensanguentado, lembrei-me que tinha duas escolhas: poderia viver ou morrer. Escolhi viver!!
- Não tiveste medo?, perguntei.
- Olha, os paramédicos foram óptimos, diziam-me que tudo ia dar certo e que eu ia ficar bom. Mas quando cheguei à sala da urgência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado: nas expressões deles eu lia claramente: Esse aí já era...
- Decidi que tinha de fazer algo.
- E o que fizeste?? - perguntei.
- Bem, havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa. Eu respondi que sim. Todos pararam para ouvir a minha resposta. Tomei fôlego e gritei: "Sou alérgico a balas!!" Entre a risota geral, disse-lhes: "Eu escolho viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto!!"
O João sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas, também graças à sua atitude.
Aprendi que todos os dias temos a opção de viver plenamente e tomar decisões, pois serão essas atitudes que trarão benefícios agora e para a eternidade.
Afinal de contas ...
... A ATITUDE É TUDO ...
Agora tens duas opções:
1. Depois de leres este texto decides vir aqui reler nove+amente,
ou
2. transmiti-lo aos teus amigos, para que possam reflectir como tu e eu fizemos.

Imagem da Net. Texto retirado de um pps ecebido por e-mail.

Momentos...

Numa noite normal com o passado largado da memória, um homem reencontra, no lugar a que chama casa, lembranças de um tempo que viveu.

Fragmentos de pura felicidade e instantes de sublime partilha, surgem como apontamentos de esperança de um presente que não voltará a ser o mesmo.


Nuno Rocha está de parabéns com esta curta metragem de grande qualidade.
Este é um daqueles que mexe connosco ... algo de extraordinário!

22/08/2010

3º.ANIVERSÁRIO DO SEMPRE JOVENS.


Para que esta data não seja esquecida, toda a equipa do Sempre Jovens, deixa aqui, neste post, um pequeno exemplo daquilo que os mantêm, há três anos, a tentar sempre fazer o seu melhor para os seus queridos visitantes e da melhor de forma que sabe.
Os 8 (oito) magníficos colaboradores deste Blog, unidos e bem unidos, apesar de todas as suas naturais e tão saudáveis diferenças, fazem hoje jus ao seu lema... Celebrar a Juventude!
Este será o milésimo octogésimo décimo quinto(1.815) post!
Contamos com mais de 76 mil Visitas (média de 204 por dia nestes últimos 30 dias, época de férias!) e 193 Seguidores!
Estamos de Parabéns!!!
Em nome desta maravilhosa equipa, obrigada!
Da nossa mais querida Poetisa Mor, Ana Martins
Photobucket

Do nosso querido Amigo e Timoneiro Mor, João Soares.

Somos uma pequena equipa mas muito unida e amiga, embora indisciplinada, sem dias nem horas fixados para publicar, mas com um ideário de bem-fazer em benefício da humanidade, que deseja não ter rival!
Completamos hoje 3 (três anos) de serviço público não remunerado!, mas muito recompensado pelo carinho da quantidade de visitantes e de simpáticos comentadores que nos mimam com incentivos para não esmorecermos no nosso entusiasmo.
A todos um grande «BEM HAJA» e a nossa promessa de que iremos responder à vossa atenção com a nossa continuação na mesma linha, se possível mais aprimorada a fim de ser maior o efeito da nossa colaboração para um Mundo melhor para todos os de boa vontade.
Agradecimentos a todos os visitantes e comentadores.

Do nosso Fotógrafo e não só... Mor, José Ferreira.


Clique na imagem para a ver aumentada.

Do nosso Amigão e sempre cordial Cavalheiro Mor, Luís.

Mais Um Ano do Sempre Jovens!
Como sempre, no decorrer de mais um ano, este blogue demonstrou a sua veia Humanista, Solidária e Preocupada com tudo que diga respeito à melhoria do Ser Humano e do seu Meio Ambiente!
Como exemplos flagrantes lembro a sua intervenção na “Operação Limpar Portugal”, as diversas acções havidas na defesa dos Direitos Humanos e dos Animais, bem como na divulgação de temas sobre como melhorar a nossa Saúde.
Temos Poesia, Fotografia, Histórias de encantar, Música, Alertas vários e artigos de Opinião sempre oportunos!
De certa maneira temos procurado ser um Serviço Cívico em prol de um Portugal mais consentâneo com os desejos manifestados pela maioria dos portugueses.
Os nossos Colaboradores e seus Visitantes têm mantido essa postura ao longo destes três anos de existência pelo que nos regozijamos dos resultados já obtidos nalgumas áreas.
Sem menosprezar os nossos Colaboradores evidencio pela sua forma de “combate” permanente a Ná, o João e ultimamente a Sãozita. Mas todos são merecedores da nossa gratidão pelo seu empenhamento nos objectivos deste Blogue!
PARABÉNS AO SEMPRE JOVENS E A TODOS OS QUE DELE FAZEM PARTE COM VOTOS DAS MAIORES FELICIDADES!


Da nossa mais recente colaborada, a mais Jovem, muito Dinâmica e Simpática Mor/ Sãozita




Da nossa Doce Irmã Brasileira Mor/ Celle

SEMPRE JOVEM
A juventude não é um período da vida, é um estado de espírito.
Resultado da vontade, da imaginação, da saúde, do entusiasmo, e do movimento!
Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos; é porque abandonamos o nosso ideal, deixamos de imaginar de sonhar, de exercitar.
Esta é a filosofia de vida também do “jovem” A. João Soares criador do "C. S. SEMPRE JOVEM” e auxiliado pela amiga Ná, que com sua juventude, e dinamismo, irmana, sem distinção de idade, cor, sexo, religião, os colaboradores, comentaristas e visitantes desta casa, em crescente número, solidários com o pensamento do seu criador: procurar melhorar o mundo com sua intervenção pela escrita, e contatos pessoais.
Parabéns “Sempre Jovens”, pelo muito conseguido com tão tenra idade!

Feliz Aniversário caros amigos, João e Fernanda, colegas e colaboradores deste Blog!

SEMPRE JOVENS

21/08/2010

Fernando Nobre candidato da mudança

Apresentam-se algumas frases da entrevista dada por Fernando Nobre ao PÚBLICO:

Eu costumo dizer que quantos mais candidatos formos melhor, se todos aparecerem para discutir propostas, soluções e ideias para o país. Quanto mais discussão houver melhor.

É a candidatura da cidadania, que tem sido o meu pilar há mais de 30 anos. Eu não evoco a cidadania por um mero objectivo conjuntural.

A minha candidatura é a das pessoas e procura uma mudança radical. Um rompimento com o que tem sido feito até hoje. Se as pessoas quiserem mais do mesmo, embora se queixem, têm muito por onde escolher. Se efectivamente quiserem a mudança e outro tipo de paradigma de sociedade, que eu defendo e que está escrita nos meus livros, têm uma escolha que é a minha candidatura.

Os cidadãos têm de estar no cerne de todas as questões. O Estado, a economia e as finanças só têm razão de ser se tiverem como único objectivo o desenvolvimento humano. Este é que é o novo paradigma da civilização e que Portugal também tem de implementar.

Fala-se de um cidadão que nunca teve uma participação na vida política activa partidária. Então este cidadão não serviria? Será que os outros foram assim tão competentes até hoje e nos conduziram para a situação em que estamos mergulhados? Acredito que os portugueses são muito mais esclarecidos e sábios do que muitas pessoas pensam. Nestas eleições elas vão ter uma efectiva escolha.

Eu vou até ao fim para unir os cidadãos. Estamos perante desafios de tal modo graves para a sociedade portuguesa que os cidadãos têm de saber que têm por fim um cidadão como eles para ir até ao fim e para defender os seus verdadeiros interesses.

É uma candidatura unipessoal, não partidarizada. É política, eu faço política há mais de 30 anos. Repare: quem se ocupa de questões humanitárias e sociais como eu há mais de 30 anos, eu faço política, não é política partidária. Continuarei sempre a ser o presidente da AMI e o fundador da AMI.

A independência e a autonomia da magistratura e do Ministério Público são essenciais a um verdadeiro Estado democrático, mas algo está a correr mal no pilar da justiça no nosso país e o Presidente da República tem de intervir e de participar na procura de uma solução. Porque o que está à vista em muitos casos - e vamos ver o que vai acontecer com a Casa Pia - é que há uma justiça para os quem têm os meios para recorrer aos grandes escritórios de advogados e outra para o mero cidadão.

Imagem da Net.

20/08/2010

Guimarães - O Berço da Pátria!


De Vila Nova de Cerveira a Braga e de Braga a Guimarães!
Ontem, o dia acordou cinzento, frescote, até um pouco desagradável, sobretudo para quem saiu de casa com roupinha de Verão e se instalou às 8:00 da manhã ... madrugada mesmo... no descapotável para ir até Guimarães, onde se chegou, já com sol bem aberto e temperatura bem mais alta, muito mais ao meu gosto!!!

Desta visita há algumas fotos- Veja-as aqui - Só Imagens.
Espero que gostem!

Fica aqui, o essencial sobre Guimarães, a cidade berço de Portugal.

No século X, o Lusitano Mumadona, construiu um Castelo para defender dos mouros o Mosteiro de Santa Maria de Guimarães.
Na sua praça principal "Praça Santiago", que segundo reza a tradição diz que a imagem da "Santa" terá sido trazida pelo Apóstolo São Tiago, o qual saindo de Jerusalém, atravessou o mar Mediterrâneo. Uma vez em França, empreendeu a famosa viagem pelo caminho ao qual se deve hoje o seu nome, "Caminho de Santiago", tendo parado em Compostela e Espanha, onde veio a falecer. No entanto, ao passar por Guimarães, ali deixou a imagem da Santa Maria de Guimarães.
Curiosamente, eu conhecia a mesma Santa, pelo nome de Santa Maria da Oliveira, possivelmente devido à oliveira que sempre se manteve viva nesta mesma Praça, a Praça da Oliveira.

Guimarães, onde D. Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal) recebeu o seu Governo no século XII, pela sua beleza, riqueza arquitectónica e preservação de património datado da Idade Média, é considerada pela Unesco "Património da Humanidade".

Fotos de José Ferreira



19/08/2010

Fogos Florestais 2010



Fotos obtidas de jornais nas últimas semanas.
Realidades dramáticas resultantes de atitudes desleixadas e criminosas.
Que adjectivos atribuir a governantes e autarcas que não levaram a cabo medidas preventivas que tivessem minorado estas tragédias?

18/08/2010

Os Emigrantes


Uma pintura óleo sobre tela de Domingos Rebelo (1891-1975) nasceu em Ponta Delgada, frequentando, em Paris, a partir de 1907, a Academia Julian. Está exposta no museu, Carlos Machado em Ponta Delgada, Açores.


Note-se que existem actualmente dois tipos de emigrantes, os que emigraram para conseguir melhorar as condições de vida e os que emigram para se especializarem técnicamente e ou exercerem profissões de alto nível técnico e científico, para as quais não há a possibilidade de evolução em Portugal.
Referênciando o primeiro tipo de emigrantes, por vezes ouvimos falar muito mal desses emigrantes, criticar a sua vaidade quando vêm à terra natal, uns porque já não falam português, outros porque tudo o que é de fora é que é bom... com tudo compreende-se que gabem o país de acolhimento, pois lá conseguiram o que aqui seria uma miragem! Portugal não lhes proporcionaria uma vida decente, nem seria nunca, a via para a concretização dos seus sonhos.
É essa vaidade que julgo estar ímplicita e subjacente aos referidos emigrantes. Relativamente ao esquecimento da língua, uns falam a língua do país de acolhimento para mostrar que conseguiram aprender e integrar-se, outros porque querem passar-se por turistas e aínda aqueles que na tentativa de que quem os rodeia, não saibam do que falam! Em todo o caso as más línguas, revelam a chamada " dor de cotovelo ", manifestada por quem não teve a coragem de arriscar, de dar o "salto" e se mantém limitado e resignado com a vida que tem!
Relativamente ao segundo tipo, na maioria das vezes, não nos apercebemos sequer que são emigrantes, a não ser que nos digam, emigram sobretudo pela valorização profissional e curriculum, que após o regresso os catapulta para mais altos desempenhos pela via da experiência adquirida e consequentemente também mais e melhores oportunidades.
Tudo o que aqui referi, vem a propósito de os emigrantes, nem sempre serem bem entendidos, e acabam por ser considerados como estranjeiros no próprio país, e daí uma injustiça. Os emigrantes têm sido uma mola impusionadora da economia nacional, com o envio de remessas das suas poupanças e nota-se a sua importância no volume de depósitos efectuados. Caberia à Terra mãe, criar condições de apoio para que não esqueçam a língua materna e para que acalentem o desejo de um dia regressar. Deveria quem nos governa, criar condições de desenvolvimento e de oportunidades para que não sintamos necessidade de emigrar, ou que a isso não sejamos obrigados!
Os emigrantes, devem ser acarinhados, apoiados e reconhecidos, pois pelo seu suor e sacríficio, pelo que contribuem e muito, para o desenvolvimento do país. Pergunto... porque se fecham consolados por esse mundo fora? Porque não existem verbas para o ensino da língua portuguesa? Porque se retiram cada vez mais os apoios às comunidades portuguesas?
Portugal esquece os seus filhos, como quer obter o retorno? Como não quer ser esquecido?
Com este pequeno texto, pretendo deixar um apelo de compreensão pelos nossos conterrâneos e sobretudo a ideia da sua importância, de forma a que fique bem claro que é preciso mais apoio a quem lá fora trabalha. Que os políticos não se lembrem dos emigrantes, só aquando dos períodos eleitorais!



17/08/2010

Montra da Vaidade



Montra da Vaidade


Num mundo de egoísmo,
milhões morrem de fome.
Em período Natalício,
passam pela montra do cinismo,
todos os caciques, com nome.
Boys, girls e outros eleitos,
que se mostram solidários,
com a pobreza e a desgraça.
Na vitrina da tristeza,
de muitos , que nada têm à mesa!
Enquanto outros, têm demais.
É na montra do cinismo,
que se vêm, os figurões.
Na tentativa de mostrar ao mundo,
a sua solidariedade.
Falsa, mas aparente!
Porque é ilusória!
Sendo na verdade,
um reflexo de ilusões...
um disfarce de emoções!
Tudo pela notariedade,
reflectida, na montra da vaidade!

poema: Victor Simões

in " A Voz do Povo " 1 de Janeiro de 2007

Fogos florestais agravam perigo de deslizamento

Na sequência do post «Fogos florestais. Voluntários na prevenção», permito-me deixar aqui um alerta para os perigos acrescidos nos próximos tempos de enxurradas e deslizamentos de terras.

Em todas as organizações, máquinas ou sistemas vários complexos, existe uma interacção, por vezes muito apurada entre as partes do sistema. A Natureza é um sistema demasiado complexo pelo que não devemos descurar esse encadeamento de efeitos. Têm chegado notícias de deslizamentos de terras e de enxurradas, causando elevado número de mortos desaparecidos e feridos, em vários pontos do mundo e, entre nós, não é fácil esquecer o que ocorreu no Funchal. Mas se não esquecemos também, por outro lado, não retiramos daí as lições devidas.

Os grandes fogos florestais que devastaram toda a vegetação em vastas regiões de montanha, deixaram os terrenos fragilizados e com reduzida capacidade para reter a água das chuvas, por deficiente permeabilização em consequência da ausência de vegetação, abrindo caminho às enxurradas e aos deslizamentos. A mesma quantidade de água que, em condições normais, não causaria estragos, agora origina grandes caudais com elevado poder de erosão e o resultado pode ser ainda mais grave do que o ocorrido no Funchal.

Isto conduz o nosso pensamento para as vastas regiões do interior do nosso País vítimas dos fogos florestais que têm ocorrido. O que acontecerá se vierem chuvas torrenciais? O que tem sido feito para reduzir os efeitos negativos? Qual tem sido a acção de conselho e de persuasão dos especialistas e dos defensores da natureza? Qual o grau de consciencialização de governantes e autarcas?

Não se pode evitar as abundantes chuvadas, não se pode impedir que a água escolha as vias mais rápidas para descer, mas devemos não lhe dificultar a marcha, porque a enxurrada derrubará tudo o que encontrar pela frente. Resta-nos limpar as ribeiras e o «leito de cheia». O leito de cheia é constituído pelas faixas laterais das margens utilizadas durante as cheias de grandes caudais. Poderá ser mais ou menos largo conforme a orografia do terreno. Nesse espaço não deve haver obstáculos, fixos ou móveis, que dificultem a passagem da torrente.

Quanto aos fogos florestais, no próximo ano, se houver iguais condições meteorológicas, e entretanto não forem tomadas medidas adequadas para reduzir a carga térmica sobre o solo e se não forem tomadas medidas punitivas que dissuadam os pirómanos e os seus mandantes, poderão verificar-se fogos semelhantes aos deste ano. Não deve ser alimentado pessimismo e derrotismo, mas sim pressionar quem deve adoptar soluções de prevenção, para que as decida já no Outono.

É com antecedência que se decide e se executa a prevenção. Já há alguns anos surgiram notícias de exemplos de medidas eficientes para vigilância da floresta nos Concelhos de Alcains, Mortágua, Góis, Chamusca, Gondomar, entre outros. Certamente, a Associação Nacional de Municípios está a aconselhar todas as Câmaras a seguirem os exemplos dados por aqueles Concelhos e a imaginar algo de melhor. É preciso fazer algo de útil e não cruzar os braços à espera de milagres.

Tudo será admissível, menos cruzar os braços e esperar pelos ditames do destino. Devemos aprender as lições retiradas dos desastres e dos bons exemplos. Os fogos florestais «combatem-se» (previnem-se) a partir do Outono.

16/08/2010

SAKINEH, UMA MULHER COMO NÓS

Tinha intenção de trazer este assunto novamente aqui e o mais rapidamente possível.
A urgência na divulgação das últimas notícias vindas a público, associadas  ao facto de estar em jogo não só a vida desta mulher, só mais uma...no meio de mais de uma centena que estão no mesmo corredor da morte por lapidação, torna essencial que todos nos manifestemos contra este crime horrendo que em pleno século XXI  ainda vigora, para vergonha do Mundo!!!

Acontece que hoje visitei a amiga Marli do Blog marliborges e o post exacto, tal como eu teria escrito, se para tanto tivesse a mesma arte e saber, estava lá!!!
Aqui o transcrevo na íntegra.
Atentam nas palavras de Martha Medeiros, sabiamente carregadas de ironia!!!

"Olá!

Juro que eu não queria iniciar a semana falando sobre esse assunto. Aliás não queria ter que falar sobre isso, queria que as pessoas estivessem noutro patamar de evolução e que as atrocidades já estivessem apagadas da memória do mundo, retiradas dos dicionários. Queria, eu queria. Mas com tristeza vejo que não é assim. Então eu preciso falar, não posso evitar, está para além das minhas forças.


Na semana passada estava eu rascunhando um texto sobre Sakineh, quando, quarta-feira, por acaso, pego o Jornal Zero Hora e dou de cara com uma crónica certeira, com a relevância que o assunto requer. Fui lendo e, ... meu Deus, é assim que penso, é isso que eu quero dizer! Exactamente isso, sem tirar nem pôr. E você vai ver, a escritora diz o que tem que ser dito com mestria, pois ela é uma deusa com as palavras. Então é óbvio que desisti de escrever o tal texto. Deixo você em melhor companhia, com a fantástica Martha Medeiros. Gaúcha, tchê, e das buenas. Veja o que ela diz.

SAKINEH, UMA MULHER COMO NÓS

Adoçantes não calóricos. Massagem com compressas de ervas quentes. Máquinas high-tech para eliminar a celulite. Modelador térmico para criar cachos naturais. Esmalte de tratamento para unhas frágeis. Clareador de manchas com ácido bio-hialurônico. Hidratante bloqueador de radicais livres. E sigo folheando uma adorável revista feminina, que nos conduz a um mundo onde tudo é lindo, glamuroso e caro, mas sonhar não custa nada, e viro mais uma página, e outra, enquanto penso: uma moça chamada Sakineh Mohammadiz Ashtiani pode morrer apedrejada a qualquer momento por um suposto adultério cometido anos atrás.

Mulheres se candidatam à presidência, dirigem empresas, pedem o divórcio, viajam sozinhas, investem na sua vaidade, mas nenhuma dessas conquistas pode nos orgulhar enquanto ainda houver o costume de enterrar uma criatura no chão com apenas a cabeça de fora para que leve pedradas de diversos homens - e não podem ser pedras GG, tem que ser as de tamanho M, pois exige-se que o suplício seja longo. Que tom de gloss será conveniente para assistir ao badalado evento?

Sei que há diversas outras modalidades de desrespeito aos direitos humanos, inclusive no Brasil, mas neste momento estou vestindo a camiseta da Sakineh. Quero falar sobre o ato primitivo de se apedrejar uma mulher na cabeça até a morte. Não discuto o motivo torpe da condenação, pois nem que ela tivesse matado alguém, em vez de simplesmente ter feito sexo com alguém, seria justificativa. Não há justificativa para a brutalidade. É a lei do Irão, é a religião do Irão, é a tradição do Irão, e daí? Quando meu estômago embrulha, é sinal de que algo bem perto de mim está acontecendo. Distância só existe quando a gente racionaliza, o sentir unifica. O Irão faz parte do mundo em que eu vivo. O meu tempo e o da Sakineh são o mesmo. Somos contemporâneas. Ela não é um personagem, existe. Tem filhos. E se a mobilização internacional não surtir efeito, em breve será enterrada até a altura do busto, com os braços presos para não poder proteger o rosto.

O que dói, mais do que tudo, é reconhecer que avançamos tanto e ainda não conseguimos atingir um grau de humanidade que seja comum a todos, homens e mulheres de qualquer lugar e de qualquer crença. O que podemos fazer por Sakineh? Rezar para que ela seja enforcada, que é o plano B. Ufa, seria um alívio.

Há uma petição circulando pela Internet. Acredito tanto na eficiência desses abaixo-assinados como acredito em creme anti-rugas, mas volto a dizer: sonhar não custa nada. www.liberdadeparasakineh.com.br

Eu já assinei. Agora vou passar meu incrível tónico de renovação celular “future solution”, pois, como qualquer mulher, adoro cuidar da minha pele.

Martha Medeiros

Fonte: Jornal Zero Hora dia 11 de agosto de 2010.

* * * * * * * * * * * * * * * * *

U P D A T E :

Gente, reproduzo aqui, parte das palavras de minha amiga Fernanda, do Blog " Na Casa do Rau", em seu comentário aqui no post. Vejam só...

"Eu vi na TV e deixo aqui parte do que poderá ler no link abaixo. "Ela foi agredida violentamente e torturada até aceitar aparecer diante das câmaras", afirmou Hutan Kian, numa entrevista publicada pelo diário The Guardian. Kian assumiu a defesa de Sakineh depois que o primeiro advogado dela fugiu do país. Informado das circunstâncias que cercaram a entrevista ao tentar obter notícias sobre como estava sua cliente, ele disse ainda temer que o governo iraniano execute Sakineh, que já teve a pena transformada em morte por enforcamento no mês passado. Na semana passada, um alto funcionário judicial iraniano, Mossadegh Kahnemui, afirmou que Sakineh "além de duplo adultério, também foi considerada culpada de complot para matar o marido". http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/advogado-afirma-que-sakineh-foi-torturada-antes-de-confessar-crime-na-tv"

A RIBEIRA CORRE MANSA

Imagem da net



A ribeira corre mansa
Esquecida nas chamas
Que devoram o verde da terra
E, em espasmos de fogo embrutecido
Vorazes sorvem a beleza
Da natureza que desespera...
A ribeira corre mansa
Enquanto nossos olhos dormem
Nas águas mudas e sem curso
Que já não agitam consciências...
Seca-se o leito e a terra já não borbulha
A temperança da humanidade
Que dá vida à vida!


14/08/2010

15/08/2010

A Caminho de Taião/ Valença do Minho

Creio que ninguém ficará indiferente se fizer esta viagem.

Logo à saída da auto estrada em Valença, olhando para a direita, poderá ver aquilo que já foi um monte muito verde.

Interesses movem as mãos criminosas, que todos os anos, e várias vezes por mês, vão destruindo aquelas matas.

Até quando?

Veja mais imagens Aqui.

J.Ferreira

O António virou irónico

O meu Amigo António, tal como a maioria das pessoas da sua idade – deve andar perto dos oitenta mas não diz quantos tem nem em que dia os completa – não sente a mínima atracção pela informática. Diz que um dia tentou e fez um clic errado, estragando tudo o que tinha estado a tentar escrever. Depois desse azar, não quis continuar a lutar contra uma máquina tão estranha e caprichosa!

Mas consegui convencê-lo a visitar, devidamente apoiado pelo neto, um dos meus blogs o que pensei lhe podia despertar alguma simpatia. E depois telefonou-me – embora também não morra de amores por essa máquina que permite ouvir vozes que vêm sem se saber de onde, como acontece aos mentecaptos – e contou-me que a visita o fez lembrar de uma história contada pelo Eça ( A Luisinha Carneiro torceu um pé) de que já não se recordava bem mas que traduziu em português moderno.

Numa reunião do Jet Set, gente pedante sem cultura profunda mas convencida e deslumbrada com pequenas coscuvilhices, falava-se das telenovelas, do Ronaldo, da festa dada por alguém que fez 4 anos de qualquer coisa, do vestido da Isa, dos amores estranhos de um político, quando chegou o Ambrósio, um tipo sereno, controlado e pouco atreito a conversas sem ensinamentos, sem análise, que olha para as realidades com a calma de quem procura conhecer as causas e as consequências.

Como as suas opiniões são escutadas com interesse pela vacuidade das senhoras, todas se dizendo quarentonas mas com rugas no pescoço que, apesar de disfarçadas por técnicas modernas, indicam mais de 60, todas as circunstantes exclamaram o seu prazer pela chegada do tipo e lhe perguntaram novidades.

Imaginem, disse ele, na China a chuva torrencial causou inundações terríveis e desabamentos de terra que causaram mais de um milhar de mortos, desaparecidos e desalojados. Não obteve qualquer reacção. As pessoas ficaram impávidas e serenas, porque isso não as impressionava minimamente.

Contou depois que na Rússia há uma vaga de fogos que poderá atingir uma zona onde caíram cinzas de material radioactivo devidas à explosão da central nuclear de Chernobil e que, se isso acontecer, os ventos poderão espalhar nuvens altamente tóxicas que irão vitimar milhares de pessoas em vasta área. A Necas perguntou se por isso teria de deixar de comer pudim Molotov. Mas as restantes ficaram impávidas e serenas, porque isso não as impressionava minimamente.

Depois falou dos incêndios na serra da Gralheira que destruiu tudo numa área equivalente a muitas centenas de campos de futebol, ocupando muitas centenas de bombeiros idos de vários pontos do País e deixando a população local muito desgostosa e abalada, havendo muitos idosos que diziam em tom sufocado e desiludido que agora só lhes falta morrer. As pessoas ficaram, embora um pouco curiosas onde fica essa tal serra de Gralheira, e a Mitó perguntou se uns amigos que vivem em Tondela poderiam sofrer com o fumo, mas pouco se mostraram impressionadas.

Deu então a notícia de que a Licas, ao descer do Mercedes, colocou o pé numa falha do lancil do passeio e sofreu um entorse no tornozelo esquerdo, estando imobilizada em casa, depois de lhe terem engessado o pé e a perna. Foi o pânico naquele salão. Gritinhos de aflição. Coitada da Licas, com toda a sua vivacidade e dinamismo ter de ficar em casa! E começaram a sair para irem visitar a amiga do peito. Algumas passaram por casa para levarem à Licas a revista Maria, a Gente e outras leituras eruditas do género, e uma, mais instruída, disse que lhe ia levar «As Pupilas do Senhor Reitor» uma leitura muito intelectual de que a Licas certamente iria gostar se, no intervalo das suas dores, tivesse paciência para a leitura.

Estou confuso, sem saber bem onde o António queria chegar, mas estou à espera da próxima notícia do dia em que faz anos que caiu o primeiro dente do leite ao filho mais velho da Tânia Vanessa, neto da Sandra.

Aniversário de Casamento do Luís

Estimado amigo Luís, não quero deixar de lhe desejar um feliz aniversário de casamento.
Aqui fica um selinho comemorativo, que regista mais um marco na sua vida!
Beijinhos, com amizade.

Sãozita


14/08/2010

Aniversário da nossa querida amiga Ná



Selinho exclusivo que ofereço à minha amiga Ná,
Bjs
Sãozita




ANIVERSÁRIO DA NÁ




Parabéns querida amiga! Os teus colegas e amigos Sempre Jovens desejam que este dia se repita por muitos e longos anos, sempre com muita saúde, paz e amor.
E porque cada dia é sempre diferente, vive intensamente o presente e sonha docemente com o futuro.




Photobucket

12/08/2010

Embraiagem partida

Vou relatar uma conversa com o amigo António (já há muito que não trazia aqui notícias das nossas conversas) porque pode ser útil a alguém que se sinta em tal situação.

No restaurante onde tinha almoçado, um dos clientes contava ao seu companheiro de mesa que a filha tinha ficado com o carro parado no IC 16 porque o cabo da embraiagem se partira e não conseguia fazer as mudanças. E quando quis ir colocar o triângulo foi-lhe difícil abrir a porta porque os carros passavam tão velozes e próximos que teve medo de ficar sem porta e ser atropelada.

Quando encontrei o Amigo António, de quem já aqui falei, disse-lhe o que ouvi e ele relatou a situação em que se viu metido no mato em Angola, em situação de guerra, com uma avaria semelhante. Vou tentar reproduzir o que me disse.

A sua companhia, em meados de 1963, estava instalada em condições precárias junto a uma picada paralela à fronteira Norte, de que distava cerca de 40 quilómetros. A área da unidade poderia ser utilizada para passagem do exterior para as matas mais a sul de grup+os rebeldes com armamentos, munições e outros materiais. Havia grupos de militares a patrulhar a área ou no reabastecimento de água ou na obtenção de lenha ou reabastecimento e fins administrativos à sede do Batalhão a 30 quilómetros dali.

Um dia ia integrado da equipa de menos de dez homens que ia à lenha, deslocando-se num Mercedes Unimog. A distância era de pouco mais de meia dúzia de quilómetros ao longo da picada onde havia troncos secos ainda de pé originados por queimadas de vários anos antes. O veículo estacionou fora da picada num terreno plano e limpo, uns homens ficaram vigilantes zelando pela segurança, embora o perigo não fosse grande nem muito provável, enquanto os outros cortavam a lenha e carregavam a caixa de carga.

Carregado o veículo com cerca de duas toneladas de lenha, quando todos se preparavam para partir, o condutor disse que a embraiagem não funcionava, estava em baixo sem permitir desembraiar para poder fazer as mudanças. E confessou que assim não conseguia nada, nem sabia o que fazer.

Problema grave. Não havia qualquer maneira de comunicar com o aquartelamento a não ser, por estafeta. Mas dividir aquele pequeno grupo em dois, seria loucura, porque qualquer deles ficaria de tal maneira frágil que seria dizimado por qualquer grupo rebelde, mesmo que pouco numeroso.

O António contou isto emocionado e disse que procurou recordar-se do que aprendeu na cadeira de motores, sobre o funcionamento da embraiagem que serve para permitir que as duas rodas dentadas da caixa de velocidades que têm que engrenar obtenham uma velocidade idêntica.

Arriscou tentar suprir a incapacidade do condutor para levar o carro ao destino, mandou subir o pessoal para cima da lenha que primeiro mandou arrumar por forma a que o esticão do arranque, que podia ser forte, não ferisse ninguém. Sentou-se ao volante, perante o condutor e os outros que olhavam incrédulos, boquiabertos e receosos, engatou em primeira e, depois, tentou pôr o motor a funcionar. Foi uma surpresa agradável, feliz quando o carro começou a avançar, com alguns soluços de início, mas depressa adquiriu velocidade, em primeira.

Mas ir em primeira toda a distância seria a destruição do motor e, tomou outra iniciativa, baseado na técnica antiga usada na «mudança com dupla» em que se procurava, com a aceleração do motor, tornar mais próximas as velocidades dos carretos a engrenar na caixa. E com mais ou menos aceleração e um puxão seco da manete de velocidades conseguiu, passar todas as velocidades, para cima e para baixo, sem arranhar, até ao aquartelamento.

O António conta com emoção que foi um caso muito feliz, mas que não esperava que conseguisse fazer aquilo com tanto sucesso. Nunca o tinha feito nem ouvira alguém dizer que o tivesse tentado fazer.

E assim, com estes desabafos de gente com experiência, vamos aprendendo truques de sobrevivência que nos poderão ser úteis em situações difíceis.

Imagem da Net.

Falando de algo muito sério! O autor chamou ao seu Albúm de Fotos - Beleza Demoníaca!

Portugal é pasto de chamas!
O País ficará reduzido a cinzas...
Urge que se tomem medidas punitivas exemplares para com os pirómanos bem como com todos os que por interesses múltiplos, mas sempre criminosos, provocam este caos, esta calamidade, ano após ano, destruindo uma riqueza ímpar e agravando "letalmente" a já moribunda sobrevivência do Planeta Azul.

O nosso amigo, A.Garrido, do Blog agimagens,é autor das fotos e texto que geraram o comentário do corpo dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora.

"Beleza Demoníaca" - para ver o álbum de fotos, clique aqui.

No momento em que escrevo este pequeno texto, a vertente sul da serra d'Arga continua a ser pasto das chamas que tudo consomem, pondo em causa o ecossistema e, naturalmente, a biodiversidade deste maciço montanhoso que delimita, em altitude e a nascente, a fronteira do concelho de Caminha.
Contudo e em si mesmo, o fogo não é mau nem bom. Pela utilização que dele fazemos, assim se reveste de maldade ou bondade.

O comentário dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora:
Um álbum digno de se ver... agradecemos a publicação destes magníficos registos que talvez despertem a atenção dos mais distraídos para a importante e arriscada missão dos Bombeiros que, já exaustos e com poucos meios, dão o seu melhor pela floresta (que é de todos nós), pelos bens e pessoas que são ameaçadas pelo fogo, arriscando muitas vezes a sua própria vida. Bem haja!

O meu comentário:
Registo, com apreço, o comentário dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Os Bombeiros, em geral, e a corporação de Vila Praia de Âncora, em particular, são, na minha opinião, credores do maior agradecimento por parte da população uma vez que, assumindo o lema "Vida por Vida", a todos defendem e a todos protegem sem estabelecerem diferenças de espécie alguma. Este comportamento altruísta nem sempre é reconhecido e, por vezes, os Bombeiros são vítimas de enormes injustiças quer por parte dos cidadãos quer por parte do estado. Os cidadãos que, no momento de aflição, esperam dos Bombeiros a primeira ajuda mas que, frequentemente, se recusam a ajudar as corporações através do seu donativo, do seu envolvimento em iniciativas organizadas por estas ou da sua participação nos órgãos sociais. O estado que delega nos Bombeiros um papel que, ele próprio, não consegue assumir, para, de seguida, abandonar as corporações à sua sorte, recusando os imprescindíveis apoios financeiros, não disponibilizando a necessária formação e recusando até determinada discriminação positiva de que, cada bombeiro, pelo facto de pôr a sua vida ao serviço dos outros, deveria usufruir. Termino recordando que os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora precisam da nossa ajuda e que esta, para além de um dever cívico, é um imperativo moral.

Publico ainda a resposta do meu amigo Garrido ao meu pedido para publicar aqui, no Sempre Jovens, este importantíssimo depoimento.

Custa ouvir da boca dos bombeiros, na primeira pessoa, o agradecimento pela chamada de atenção para a terrível problemática dos incêndios, para a exaustão destas pessoas e para a escassez de meios com que contam para defenderem "Vida por Vida" o património de todos.
Autorização para publicitar este post? Sim e o mais possível. As palavras destes homens têm de ecoar aos quatro ventos.

Faço minhas as palavras do amigo Garrido, façam ecoar estas palavras aos quatro ventos!