24/08/2007

Vamos jogar Golfe? - I - Generalidades


É voz corrente que o Golfe é um desporto para velhos. Talvez assim fosse no passado. Hoje em dia, está a atrair cada vez mais as camadas mais jovens da sociedade. O que quer dizer que começa a haver lugar para nós, os “sempre Jovens”…
Nesses termos, parece-me oportuno dar alguns esclarecimentos sobre tão interessante modalidade desportiva, de forma a convencer os membros do CVS a começarem a praticá-la. Nesta primeira abordagem, muito genérica, proponho-me, acima de tudo, desfazer algumas ideias erradas.
Em primeiro lugar, o golfe não é um desporto caro. Exige um investimento inicial relativamente dispendioso, mas que pode ser minimizado com um pouco de bom senso. O erro mais frequente é pensar-se que se está num meio muito exclusivo em que toda a gente “olha” para os novatos e dá imensa atenção à maneira como vestem, ao que comem no restaurante e ao preço dos tacos e restante equipamento. Nada mais errado. Posso até dizer que aqueles de quem mais se esperaria ostentação de riqueza, são os mais moderados, amáveis e discretos. Quanto ao vestir, para lá de ser obrigatório usar sapatos apropriados para a modalidade, a única limitação é a proibição de usar Jeans, “T-shirts" e calções de banho.
Outra ideia é pensar que o golfe é um desporto ligeiro. Também não é verdade. Um jogo de golfe completo, ou seja, com dezoito buracos, implica uma caminhada a pé de quase dez quilómetros, para lá do esforço das cerca de cem pancadas que se dão na bola (sem contar as que não acertam…). E, além do mais, um jogo demora cerca de quatro a cindo horas.
Resumindo esta primeira nota, o golfe é um desporto que desperta grande interesse e animação e os efeitos na saúde são importantes. Nunca vi ninguém arrependido de o praticar. Há até quem diga que é o melhor prazer que se pode ter… com as calças vestidas, claro. Pelos benefícios em termos de estado geral de saúde que tenho sentido, acho mesmo que as despesas que fatalmente há que fazer, deveriam ser objecto de comparticipação estatal…

***

Por: Fernando Vouga (à direita na imagem)

1 comentário:

A. João Soares disse...

Não pratico, mas nada tenho contra este maravilhoso desporto. Quanto a andar a pé, faço em média 10 quilómetros por dia, mas sem ser por desporto exclusivamente, por ser comodista. Em distâncias inferiores a 3 Km, opto por ir a pé em vez de utilizar os transportes, desde que o tempo disponível permita.
Um abraço