24/08/2007

Solidão não é exclusiva dos idosos

"Nos olhos dos jovens, há claridade; nos dos velhos, luz", escreveu Jouvert.

"(...) Olhe para meu rosto, filho", disse ela.

"Isso é a velhice". E imaginou o garoto vendo as rugas, e a tristeza em seus olhos. Qual não foi sua surpresa quando, depois de alguns instantes, o menino respondeu:

- "Mamãe! Como a velhice é bonita!"

“Envelhecer bem é um segredo que todos devemos conhecer e cultivar desde já, enquanto aprendemos a conviver com os idosos, ajudando-os a superar as mazelas da idade e a ganhar uma paz e serenidade interiores que transpareçam.(...)

www.portaldafamilia.org/livros/book120.shtml

Frequentemente se fala da solidão no idoso, mas a verdade é que a solidão é algo que toca a todas as idades. Não importa a idade que se tenha, raça ou credo, ela provoca dor e sofrimento, tal como se refere Maria José Sousa no seguinte texto:

“Hoje vou falar-vos da solidão, outro modo de pobreza. A definição de solidão – estado do que está só. A solidão verifica-se nas várias faixas etárias. Estes “pobres” sempre que encontram alguma pessoa que lhes dá mais um pouco de atenção, logo contam a sua vida. Nota-se que as pessoas estão sequiosas de falar dos seus sentimentos, das suas emoções, das suas dores, das suas vidas e muitas vezes não têm com quem repartir, porque estão sozinhas ou mesmo acompanhadas, sentem-se sós. Vamos todos ajudar para que possamos ter uns solitários mais ricos.”

A solidão deixa as pessoas desfalecidas, sem vontade de lutar pelos seus sonhos, sem esperança. É preciso buscar forças no nosso íntimo, pois elas estão lá. As forças para resistir ao desânimo estão dentro de nós à espera de serem chamadas para o palco da vida.

Se olharmos à nossa volta com os olhos do coração podemos encontrar alguém que está também só e deseja desesperadamente partilhar seu mundo.

O palco da vida... Esse que muitas vezes nos leva em ombros gloriosos e outras tantas que nos deixa caídos.

É preciso arregaçar as mangas, levantar a cabeça, olhar à nossa volta. Ver a beleza da natureza que nos cerca e entendê-la como uma dádiva recheada de presentes que nos levanta.

Apesar das realidades diferentes de cada ser humano, existe uma ponte onde todos se encontram. Essa ponte é a necessidade que temos de ser amados.


NOTA:Texto enviado por e-mail pela escritora nossa amiga Alexandra Caracol, a quem agradecemos a atenção e a vontade de colaborar com o CVS. Este clube e o nosso blog nasceram para combater a solidão. Embora se destine a «idosos», os sempre jovens», temos uma honrosa excepção, com a tenra idade de apenas 47 anos, que fez questão de ser uma das primeiras inscrições, para com a sua generosidade e mocidade dar frescura ao grupo e ajudar a combater a solidão. Mas, se todos estiverem dispostos à luta, não será possível combater tal coisa, porque ela deixa de existir. Vamos evitar que ela não apareça.

Sem comentários: