31/08/2007

PODIA SER PIOR


É um artigo de uma revista chamada, "Alterosa - Para a família do Brasil"


" Quase diariamente vê-se numa esquina, em Washington, um homem muito velho, vendendo cordões de sapatos. Os que passam por ele o ouvem dizer em tom jovial: - Rapazes e moças, comprem alguns cordões! A exemplo da maioria dos cegos que desejam ganhar sua subsistência sem pedir esmolas, ele vendia seus modestos cordões tranquilamente e sem importunar ninguém. Ficava sentado numa pedra baixa, sumido dentro de um velho sobretudo, com gorro azul, providos de orelhas e óculos de grandes vidros escuros a lhe ocultar os olhos inúteis. Numa das mãos segurava uma caixa com alguns pares de sua mercadoria e na outra o distintivo de sua enfermidade — Um bastão branco.
Eu talvez não prestasse atenção se não fosse uma outra coisa. Presa por um cordão, em seu pescoço, pendia uma pequenina placa de metal, onde se lia a inscrição: "AINDA PODIA SER PIOR."

Decerto outras pessoas também haviam notado sua divisa, pois eram numerosas as que o procuravam ao passar. E depois, quando se afastavam, elas se sentiam mais animadas, mais cheias de confiança.É que as palavras do velho e a sua pequena placa lhe comunicavam uma extraordinária coragem para enfrentar as suas dificuldades quotidianas."
Pessoal, tenho esta preciosidade em mãos porque me foi dada pelo meu pai. O amarelo deste papel me diz não só que é antigo, mas que meu pai o carregou consigo durante anos e me passou este modo de ver a vida durante o tempo que viveu.
Ah, eu sou muito feliz!!! Já passei por poucas e boas, mas sejamos francos...
AINDA PODIA SER PIOR, não?



Por: Gisele Claudya

1 comentário:

A. João Soares disse...

Cara Gisele,
Este vem no mesmo sentido de «O vento que canta» que transcrevi do seu Flogão e publiquei no Do Mirante.
Optimismo, coragem para vencer a crise, para ultrapassar as dificuldades.
Costumo dizer que a água do rio nos dá grandes lições. Uma está aqui, não desanimar com o obstáculo que nos aparece pela frente, parar, reflectir, ganhar força e, depois, se não o pudermos contornamos. E´´E assim que o fio de água da nascente, vai ganhando força engrossa, contorna os montes e chega ao mar. E, sendo mole, vai furando a rocha dura.
Abraço
Do Miradouro